Ginástica Bothmer Brasil | Nosso Time
51701
page-template-default,page,page-id-51701,,select-theme-ver-1.1,vertical_menu_background_opacity,smooth_scroll,side_menu_slide_from_right,wpb-js-composer js-comp-ver-4.4.3,vc_responsive

Nosso Time

Astrid Wrede

Formada em Educação Física pela USP em 1969. Cursou Ginástica Bothmer em Heidenheim/Alemanha em 1982. Atuou como Professora de Educação Física do ensino fundamental e médio desde 1968, e dos quais 31 anos na Escola Waldorf R. Steiner de São Paulo. Fundadora do “Grupo de Educação Física e Ginástica Bothmer no Brasil” em 1994. Organizadora e professora dos Congressos de Movimento da América do Sul, representante do Brasil nos congressos pedagógicos de movimento. Fundadora da Formação Livre em Ginástica Bothmer no Brasil, na qual atuou ativamente como coordenadora e docente. Segue atuando como consultora-conselheira e tradutora da Formação Livre em Ginástica Bothmer no Brasil, e tradutora do alemão, de todos os livros sobre o currículo Waldorf de Educação Física e sobre a Ginástica Bothmer.

Carolina Teixeira Martins

Licenciatura Plena em Educação Física pela Unesp com especialização na Alemanha pela Escola de Ginástica Bothmer de Stuttgart e pela Escola Superior Livre de Stuttgart. Atua como docente na área de educação física, circo e Ginástica Bothmer desde 2005 em instituições pedagógicas, seminários e congressos ligado a pedagogia Waldorf.  Cofundadora, Coordenadora até 2019 e docente desde 2006 na “Formação Livre em Ginástica Bothmer no Brasil”. Integrante do Grupo de Movimento de São Paulo desde 2002. Membro fundador do “Grupo de Educação Física e Ginástica Bothmer no Brasil”. Organizadora e docente dos Congressos de Movimento da América do Sul. Tradutora do alemão em congressos e na formação de Ginástica Bothmer.

David Rogers Cruz Rivas

Licenciado em Educação Física pela Universidade San Marcos. Desde 2008 atua como professor de Educação Física no Colégio Micael no Peru. De 2011 a 2015 realizou a formação em Pedagogia Curativa pelo IPMT e de 2014 a 2017 realizou a formação em Ginastica Bothmer em São Paulo/Brasil. Desde 2016 é parte da coordenação na Especialização em Pedagogia Waldorf no Peru. A partir de 2018 é parte do Grupo Pedagógico e professor na Formação Livre em Ginástica Bothmer no Brasil. Participa como docente de movimento e Ginástica Bothmer na formação de Terapia Artística, de Farmácia Antroposófica e em diversos encontros pedagógicos e de famílias no Perú.

Juliana Filette

Formada em bacharelado e licenciatura em Educação Física pela Unicamp de Campinas/SP. Especialização em formação em Ginástica Bothmer de 2014 a 2017. Atua na área escolar como professora de Educação Física na Escola Waldorf desde 2011; como coordenadora e professora da III Formação Livre de Ginástica Bothmer no Brasil desde 2018. Docente em cursos livres de educação física escolar com fundamentação na Pedagogia Waldorf e Ginástica Bothmer no Brasil.

Marcela Gómez Saavedra

Licenciada em Educação Física pela UMCE do Chile
Realizou a Formação Livre em Ginástica Bothmer no Brasil de 2014 a 2017.
Professora de Educação Física em diferentes escolas Waldorf de Chile desde 2006. Desde 2018 é parte do Grupo Pedagógico e professora da Formação Livre em Ginástica Bothmer no Brasil. Participa como docente em Seminário Arché, Congressos e Formação em Pedagogia de Emergência

Ricardo Toste

Formado em Educação Física pela Universidade Ibirapuera em 2002 e em Pedagogia pela Universidade Anhanguera em 2005, com especialização e pós em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas e formado Ginástica Bothmer. Atua na área escolar como professor de Educação Física na Fundação Bradesco e como coordenador da III Formação Livre de Ginástica Bothmer no Brasil desde 2018. Consultor e docente em cursos livres sobre a temática BNCC.

Michael Neu

Formado pela Escola de Ginástica Bothmer de Stuttgart e pelo Seminário de Professores de Stuttgart. Docente do Seminário Pedagógico para Educação Física de Heidenheim e Freiburg, e do Seminário para Professores Waldorf de Educação Física da Escola Livre de Stuttgart. Professor de Educação Física e de Ginástica Bothmer nos Congressos de Movimento da América do Sul desde 1996. Conselheiro e docente da Formação Livre em Ginástica Bothmer no Brasil.

Tânia Bergamo

Formada em Educação Física pela Unisa em 1982, com especialização e pós-graduação em Educação, Pedagogia Waldorf, Recursos Especiais, Ginástica Bothmer e Educação Física Escolar.  Atua na área de educação física como professora em instituições pedagógicas, terapêuticas e esportivas desde 1982.   Membro fundador do “Grupo de Educação Física e Ginástica Bothmer no Brasil”. Organizadora e docente dos Congressos de Movimento da América do Sul. Coordenadora e docente na “Formação Livre em Ginástica Bothmer no Brasil”. Docente em Seminários, Congressos e Formações de Pedagogia Waldorf e Pedagogia de Emergência