A ginástica age como educação postural, como harmonização e ajuda para que o anímico-espiritual do homem, que justamente nos tempos de hoje é prejudicado pela unilateralidade da civilização moderna, possa penetrar e permear o corpo físico. O anímico-espiritual forma o corpo como um instrumento através do qual ele aparece e se manifesta.
A Ginástica Bothmer deve seu nome à Graf Fritz Von Bothmer que em 1922 iniciou seu trabalho como professor Educação Física na primeira escola Waldorf. A partir de um pedido feito por Rudolf Steiner, Bothmer desenvolveu para as aulas de Educação Física exercícios que se harmonizam com as outras aulas para que estes não parecessem um corpo estranho no plano escolar.
A imagem do homem, base da pedagogia Waldorf, deveria estar presente nas aulas de Educação Física. Através de uma longa e profunda pesquisa ele desenvolveu uma série de exercícios tendo como base seus muitos anos de prática com alunos. Rudolf Steiner acompanhou seu trabalho com muito interesse e de vez em quando também dava dicas, mas ele próprio não criou nenhum dos exercícios.
Assim como as aulas de Educação Física, a Ginástica Bothmer começa com as crianças no 3º ano escolar com as rodas de 3º e 4º anos. Nestas rodas se encontram alguns elementos da ginástica e são uma espécie de preparação para futuros exercícios. O exercitar da ginástica só começa realmente no 5º ano e segue ate o 12º ano.
Para cada ano há exercícios específicos, que devem ajudar no desenvolvimento anímico-físico do aluno. O caráter do movimento é diferente em cada exercício de acordo com a idade. Do movimento do brincar rítmico passam aos dinâmicos e de natureza volitiva e finalmente no Ensino Médio ao movimento dirigido conscientemente que procura fazer com que o aluno vivencie o espaço em toda sua dimensão.
Os movimentos da Ginástica Bothmer não estão reduzidos a corporalidade como é o caso, por exemplo, de um treinamento muscular, mas eles procuram crescer para além do corpo físico e dar-se às forças espaciais. Portanto a ginástica não tem somente um significado para a criança em desenvolvimento, pois para isso ela foi desenvolvida originalmente, mas ela tem um significado para o homem em geral. Ela age como educação postural, como harmonização e ajuda para que o anímico-espiritual do homem, que justamente nos tempos de hoje é prejudicado pela unilateralidade da civilização moderna, possa penetrar e permear o corpo físico. O anímico-espiritual forma o corpo como um instrumento através do qual ele aparece e se manifesta.