A História da Ginástica Bothmer no Brasil

Em 1982 Astrid Wrede, professora de Educação Física da Escola Waldorf Rudolf Steiner em São Paulo, viaja para Heidenheim , Alemanha para fazer a formação de Ginástica Bothmer. De volta ao Brasil dois anos mais tarde retoma suas atividades com alunos do ensino fundamental, inclui a prática da Ginástica Bothmer em suas aulas e compartilha seus conhecimentos com colegas da área de Educação Física de várias escolas Waldorf.

Em 1992, após retornarem do I Congresso de Educação Física Waldorf na Argentina, professores de Ed. Física passam a se reunir com frequência para a prática e o estudo do currículo de Educação Física e Ginástica Bothmer. É formado o Grupo de Movimento. Graças às traduções que Astrid Wrede fez, e continua fazendo ao longo de todos esses anos, muitos conteúdos bibliográficos sobre Ginástica Bothmer e Educação Física nas escolas Waldorf se tornaram acessíveis à professores e interessados. Durante o Congresso do México em 2002 tornou-se evidente o desejo e a necessidade de uma capacitação em Ginástica Bothmer para os professores de Educação Física do Brasil. O fortalecimento dessa ideia fez com que o Grupo de Movimento assumisse a tarefa da realização da Formação em Ginástica Bothmer e em 2005, durante o Congresso na Colômbia, foi anunciado para 2006 o início da I Formação Livre em Ginástica Bothmer na América do Sul.

Ao término da I Formação em 2009 o Grupo de Movimento retomou suas atividades e assumiu a responsabilidade pela Ginástica Bothmer no Brasil cuidando e divulgando a ginástica em seminários, cursos e congressos. Também continuou estimulando e organizando encontros que reúnem professores formados, novos professores e interessados para estudo e prática de matérias pertinentes ao currículo de Educação Física na pedagogia Waldorf. Após a realização de dois grandes encontros de Educação Física em 2012 e 2013, ambos em São Paulo, e com o surgimento de novos interessados na Ginástica Bothmer, iniciou-se em janeiro de 2014 a II Formação Livre em Ginástica Bothmer.